domingo, 5 de abril de 2015

Vigília Pascal e missa da Ressurreição do Senhor

 

Na noite de sábado a Matriz de Santa Teresa localizada no Centro da cidade de Teresópolis ficou lotada de fiéis que foram para a Vigília Pascal seguida da missa de Ressurreição celebrada por Monsenhor Antônio Carlos Motta, pároco da Matriz.

A Vigília Pascal é a primeira celebração do Domingo de Páscoa. É a celebração da vida que venceu a morte. Se a sexta-feira da paixão era marcada pelo tema da morte, esta noite santa é marcada pelo tema da vida.

A vigília começou ao lado de fora da Matriz onde o Monsenhor Antônio fez a bênção do fogo e a preparação do Círio em seguida os fiéis adentraram a igreja com suas velas acessas até todas as luzes serem acendidas na aclamação: Eis a luz de Cristo!

Monsenhor Antônio em sua homilia nos traz como referência a Carta de São Paulo e também o Evangelho (Mateus28, 1-10), que fala da ressurreição do Senhor.
“Cristo ressuscitado aparece para as mulheres depois para os apóstolos e vai aparecer diversas vezes como nós veremos a partir desta semana e durante todo o tempo pascal, as várias aparições de Jesus durante estes quarenta dias para confirmar a sua presença para que todos tivessem certeza que ele estava vivo e confirmar a sua ressurreição.

Monsenhor leu um texto antigo (homilia do sacro santo) que é uma pregação antiga sobre a redenção de Cristo. Ele não veio só para a salvação dele, e sim para a nossa salvação.
A redenção de Cristo tem um efeito retroativo que se estende também para todos aqueles que vieram antes de Cristo e que são considerados para nós santos como: Rei Davi, Moises entre outros.
Cristo veio também para todos aqueles que praticaram o bem, cometeram pecado, mas se arrependeram e estavam aguardando a redenção e foram chamados por Cristo naquele momento em que foi sepultado e foram trazidos para a vida nova.

Assim também somos chamados a ressuscitar com Cristo, já vivendo aqui na terra uma vida nova para um dia poder participar com ele do seu reino.

A obra de Cristo é para todos os povos, de todos os tempos e de todos os lugares, raças e de todas as religiões.

A partir deste momento começa a segunda parte da celebração que é a liturgia com a Bênção da Água Batismal e todas as pessoas presente puderam fazer a renovação das promessas do batismo, aspersão da água benta e em seguida a liturgia Eucarística.

Cristo está vivo, ressuscitou para nós!

 Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário