domingo, 13 de novembro de 2016

Encerramento da Porta Santa

Mons.Paulo Daher durante homilia 
Os católicos de Teresópolis despediram-se do Ano de Misericórdia neste domingo, dia 13, com o encerramento da Porta Santa da Misericórdia na cidade, que fica na nossa Matriz. Nem mesmo a chuva afastou os fiéis, que encheram a Matriz para rezarem o Terço da Misericórdia e participarem com devoção e fé da Santa Missa presidida pelo Vigário-Geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher. 

O Ano da misericórdia iniciou-se em dezembro do Ano Passado, com celebração também presidida por Monsenhor Paulo. Durante este ano, a Matriz recebeu diversas pastorais e movimentos, que fizeram as suas peregrinações, tanto nos âmbitos de decanato e diocesano. A Festa da padroeira, realizada em outubro, trouxe durante a programação religiosa a peregrinação das diversas paróquias do município, que levaram seus fiéis e párocos para rezarem juntos e assim conseguirem as indulgências necessárias.


Monsenhor Paulo Daher comentou em sua homilia que o Ano Santo se encerra, porém em “nosso coração vamos continuar o trabalho, pois o mundo precisa mais de pessoas que amam de verdade”. O sacerdote ainda comentou que este ano (da Misericórdia) foi, na verdade, um treinamento para a “nossa sensibilidade, para a nossa fé, esperança e principalmente a caridade, no sentido de olhar para os outros com um olhar de Deus”.



Já o nosso pároco, Padre Fabiano Motta, comentou que um grande fruto espiritual deste Ano Santo foram as confissões atendidas neste período. Além da criação de uma estrutura mais apropriada, com dois confessionários construídos logo na entrada da Igreja, e da ampliação dos horários de atendimento, o padre comentou que foi uma grande graça ter recebido tantas pessoas que desejavam o Sacramento da reconciliação. Disse ainda que os frutos deste ano ainda amadurecerão, e certamente serão reconhecidos mais adiante, mas disse estar profundamente grato a Deus e ao Papa Francisco por este ano.



Padre Fabiano ainda comentou que outro fruto visível que aconteceu na Paróquia neste ano foi o trabalho em conjunto com as Irmãs Filhas de Sant´Ana, no auxílio aos mais carentes. Também falou do Terço da Misericórdia, que acontece na Matriz de Segunda a Sexta. Comentou que este ano foi de crescer na unidade e na experiência pastoral.



Estiveram presentes concelebrando os padres: Jorge Luis, que administra a paróquia de Santo Antônio; Padre Adilson Manoel, da paróquia de Santa Rita no Meudon, os padres Rogério e Sebastião, da paróquia do Sagrado Coração, além do Diácono Sebastião Lobato. 

O Ano da Misericórdia será oficialmente encerrado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, no próximo domingo, dia 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário