domingo, 15 de maio de 2016

Festa em louvor ao Espírito Santo (Pentecostes)

Oração ao Divino Espírito Santo

Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz! Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vosso sete dons (Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus).

O Espírito Santo é o que une as diversas realidades, tornando todos os corações, um só.

Durante duas semanas a comunidade do bairro dos Pinheiros realizam novena, tríduo em louvor ao Espírito Santo que contou com a participação do Padre Adilson de Assumpção (Paróquia de Santa Rita de Cássia - Meudon) e Padre Rogério (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Barra do Imbuí) além dos padres da paróquia de Santa Teresa D`Avila.
A festividade em louvor ao Espírito Santo foi encerrada neste domingo de Pentecostes com vigília e missa no início da noite celebrada pelo pároco Padre Fabiano Motta contou com a presença do Diácono Sebastião Lobato, Seminarista Célio, coroinhas e ministros.
Em sua homilia Padre Fabiano falou sobre os sete dons do Espírito Santo:

"Sabedoria: O Espírito Santo nos concede este dom para que possamos entender e selecionar aquilo que é mais importante na nossa vida.

Ciência: O dom da ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não está apenas no nível intelectual, mas está no nível da vivência.                                   
Padre Fabiano Motta e Diácono Sebastião durante a celebração
de Pentecostes


Inteligência: Não é apenas um dom humano de entender as coisas, é muito mais do que isso; é o dom de poder sentir a presença de Deus em todos nós.

Conselho: Este dom nos liga a Deus e, ao mesmo tempo, nos liga às outras pessoas, ajudando uns aos outros para trilhar no caminho de Deus.

Fortaleza: O dom da fortaleza nos permite ser fortes diante daquelas situações difíceis e de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé.

Piedade: Dom que está relacionado com a misericórdia, ou seja, Deus quer nos fazer ter piedade e compaixão.

Temor de Deus: Não é o dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o dom que nos leva à adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço e busco a Deus, valorizo a sua presença em nós."

Ao final da celebração as crianças da catequese encenando realizaram a coroação a Nossa Senhora com chuva de pétalas de rosas.


Chuva de pétalas de rosa após a coroação encenada pelas
crianças da catequese.
Padre Fabiano Motta com as catequistas e crianças
que realizam a coroação a Nossa Senhora
Padre Rogério da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
participou do tríduo em louvor ao Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário