quarta-feira, 1 de abril de 2015

"Estamos aqui reunidos para proclamar a nossa fé"

Confira abaixo trechos da mensagem de Monsenhor Antônio Carlos, pároco na Paróquia de Santa Teresa, após a procissão do encontro, realizada nesta quarta-feira, 01 de abril.


A Paixão de Cristo foi suficiente para  a nossa salvação, mas como gesto de gratidão e solidariedade Maria se ofereceu com ele, e ela nos convida a também nos oferecer com ele, colocando junto ao altar da cruz os nossos sacrifícios diários, nossas dores, doenças, angústias e aflições. A perda dos entes queridos, as preocupações com os problemas, tudo aquilo que nos causa dor, nos causa sofrimento não devem ser desperdiçados pois unidos ao sofrimento de Cristo, principalmente quando oferecidos no sacrifício da Missa tem também um valor de redenção pra a humanidade.


A Igreja é o corpo de Cristo, e a Igreja também se oferece, assim como Cristo. Nós também colocamos a nossa oferta quando participamos do sacrifício da Santa Missa, e naquele momento em que relembramos a paixão de Cristo e proclamamos a sua ressurreição nós também nos unimos com toda a humanidade sofredora, para que nenhum sacrifício se perca, mas que seja transfigurado e fecundado, como o sangue de Cristo, e assim tudo seja redimido.

Maria é corredentora, e a Igreja também, pois continua aquilo que Jesus iniciou. A Igreja é discípula, é continuadora da obra de Jesus, e não existe mais Cristo sem Igreja, e nem Igreja sem Cristo assim como não pôde existir Jesus sem a participação de Maria, representante de nossa humanidade. Assim também não existe mais a possibilidade de Jesus separado da Igreja, e Igreja separada de Jesus. Maria é também inseparável de Jesus e Jesus dela. A Igreja coloca Jesus como único salvador, como caminho verdade e vida. Mas a nossa Igreja também reconhece Maria como mãe.  Invocamos a Maria pedindo sua intercessão e estamos fazendo aquilo que Deus desejou, aquilo que Deus estabeleceu dentro de seu plano de salvação. Por isso excluir a virgem do cristianismo é atentar contra o plano de Deus, é querer arrancar um pedaço da redenção oferecida por Jesus.

Estamos aqui reunidos para proclamar a nossa fé, e para pedir a Jesus que seu sangue caia sobre nós como sangue purificador, como sangue que lava a nossa alma e renova a nossa vida. E pedir a intercessão de Maria, que está junto à cruz de seu filho, que estava de pé e não se desesperou, mas participou consciente, livremente, e que ela esteja unida a nossa Igreja assim como esteve a ele. Ela sempre nos diz fazei o que ele nos disser. Maria jamais nos afasta de Jesus mas nos mostra e nos conduz a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário