quarta-feira, 20 de abril de 2016

Viva Santo Expedito!

Procissão em louvor a Santo Expedito
De 15 a 19 de Abril as comunidades do Castelinho e Ermitage estiveram em festa. 
Em louvor a Santo Expedito foram realizados neste período missas, meditação e adoração, Terço das Capelas e no dia do padroeiro procissão da Rua Manoel José Lebrão (próximo do Espaço Alegria) até a capela onde foi celebrada a santa missa presidida pelo Padre André Asthine.



Um pouco da história de Santo Expedito


Santo Expedito
Santo Expedito é conhecido como o Santo das causas justas e urgentes. Ele está segurando uma cruz em que está inscrito “Hodie” (Hoje), enquanto ele está pisando em um corvo, no qual está gritando “Cras” (Amanhã). Essas palavras nos ensinam a não duvidar nem por um momento da grande misericórdia de Deus e não adiar para amanhã a oração devota e confiante. Precisamos chamar sempre o Senhor como nosso advogado, ao lado da Santíssima Virgem.



Nosso santo guerreiro marcou a história por seu testemunho de vida. Mártir da fé, morreu decapitado, em abril do ano 303, sob o comando do Imperador Diocleciano. Expedito era soldado romano, levava uma vida devassa, até que teve um marcante encontro com Deus. Tocado pela graça divina, ele se converteu e mudou radicalmente de vida. Quando também teve início o seu sofrimento ao ser tentado pelo inimigo da salvação dos homens.

Santo Expedito não adia o auxílio que pode nos oferecer hoje; sua determinação nos estimula a nunca adiar nossa conversão para amanhã.

A tradição o apresenta como chefe da 12ª Legião Romana, conhecida como “Fulminante” em memória de uma façanha que se tornou célebre. Localizava-se em Militene, província romana da Armênia. Em sua maioria era formada por soldados cristãos que defendiam as fronteiras orientais contra os ataques de bárbaros asiáticos.

Ele destacou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e chefe ligado à sua religião, a seu dever, à ordem e à disciplina.
É o santo dos negócios que precisam de pronta solução, cuja invocação nunca é tardia; também é o protetor dos estudantes. Sua data festiva é no dia 19 de abril.

(Texto história de Santo Expedito - Canção Nova)


A Capela de Santo Expedito no bairro do Castelinho
fica na quinta Alameda dos Antúrios do lado direito.
Missas todos os domingos as 08h30min.
Fotos Pascom Santa Teresa - Vinicius Lippi/ Rafael Feliciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário