domingo, 4 de outubro de 2015

Festa de São Francisco de Assis - Senhor fazei-me instrumento de vossa paz

Pe. Fabiano dando a bênção dos animais
Celebrando a memória de São Francisco de Assis, tocado pela graça divina, num momento fundamental de sua vida, Francisco mudou radicalmente sua maneira de pensar e agir, entregando-se sem reservas ao amor a Cristo e aos irmãos. Assemelhou-se tanto ao Divino Mestre, que mereceu receber em seu corpo as chagas de Jesus. 

No começo foi considerado um louco, mas aos poucos, foi conquistando a simpatia e a admiração do povo, a ponto de outros homens resolverem acompanhá-lo em seu estilo de vida.

Francisco e mais doze companheiros tomaram como residência um velha capelinha nos arredores de Assis. Aí teve início a Ordem Franciscana.

O princípio fundamental de sua Regra foi este: A pobreza é o caminho da salvação, o  fundamento da humanidade e a raiz da perfeição. Não se incomode com o conceito dos homens que vos desprezam. Pregai a penitência com toda a simplicidade, confiando naquele que venceu o mundo pela humanidade.

Por meio de Clara, a rica e ilustre jovem de Assis, que quis seguir o mesmo estilo de vida, Francisco fundou a Ordem das Damas Pobres, mas conhecidas hoje como Clarissas.

Dois anos antes de morrer, São Francisco de Assis recebeu em seu corpo as chagas (sinais no corpo da paixão e morte de Cristo), é bom lembrar que Francisco não foi ordenado sacerdote. Ele simplesmente quis viver como Cristo na mais radical pobreza, pregando com a palavra e com o exemplo a conversação e a penitência, o amor a Deus e aos irmãos, principalmente aos pobres.

São Francisco de Assis morreu no dia 03 de Outubro de 1226, com 44 anos de idade.

Que seu exemplo anime-nos em nossa caminhada e ajude-nos a ser instrumentos do amor de Deus para a transformação do mundo.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
Consolar que ser consolado;
Compreender que ser compreendido;
Amar que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
                                                                        (Oração de São Francisco de Assis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário