quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Celebração de Nosso Senhor Jesus Cristo

Menino Jesus - Foto: Caroline Freitas
“Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor.” (Lc 2, 11)


       Na noite do dia 24 de Dezembro na Matriz de Santa Teresa o Monsenhor Antônio Motta nos fez refletir sobre o mistério do nascimento de Jesus que marcou a história da humanidade.

        “Antes de Cristo, depois de Cristo, a própria fundação de Roma que marcava a data histórica dos acontecimentos cedeu lugar ao nascimento de Jesus que passou ser um marco histórico que divide no antes e depois do Natal.

Nós não celebramos apenas um acontecimento do passado, ou apenas uma data, mas nós celebramos uma pessoa, que veio e que ficou e está presente e que se fez Deus conosco para sempre. “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” E no mistério da Eucaristia é que acontece para nós a cada dia o Natal.

Mons. Antônio presidiu a celebração - Foto: Rafael Feliciano
      No mistério da Eucaristia é que Jesus continua nascendo a cada dia, continua se fazendo presente, continua se oferecendo como salvador para todos e através da igreja (que somos todos nós), somos encarregados de levar a boa nova, de anunciar, de sermos arautos, de sermos missionários, anunciando a todos aquilo que os anjos anunciaram: A glória de Deus e a paz aos homens na pessoa de Jesus Cristo.

O Natal é um acontecimento do passado que é considerado como um acontecimento do futuro porque é projetado para a vinda gloriosa do Senhor no final dos tempos, mas é sobre tudo um acontecimento presente porque Jesus está presente hoje, ele está no meio de nós. Ele continua sendo Deus conosco. Ele é o mesmo, ontem, hoje e sempre. “


        Ao final da celebração, Pe. Manoel conta a história sobre o significado da palavra Papai Noel.

Pe. Manoel Gouvea - Foto: Caroline Freitas
Papai Noel, em português brasileiro é equivalente a "Pai Natal", "Papai" é equivalente a "papá" no diminuitivo do vocábulo "Pai" e "Noel" é o vocábulo francês que, traduzido para português significa "Natal". No Ocidente a lenda do "Papai Noel", ou "Pai Natal" parece ter-se baseado em contos sobre a figura histórica de Nicolau Taumaturgo (São Nicolau), ao contrário de Portugal, onde a entrega de presentes às crianças bem-comportadas ocorra na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, e na Espanha, em 6 de janeiro, dia de Reis existirem outras regiões onde ocorre no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau.


Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C.
O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinho com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper`s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

O Papai Noel nos traz o exemplo da caridade, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres. Que possamos levar a boa nova, anunciando a glória de Deus e a paz aos homens.

Uma grande surpresa para a assembléia presente ao final da missa, foi ver o Monsenhor Antônio vestido de Papai Noel e apresentar a imagem do menino Jesus como o verdadeiro sentido do Natal.

Mons. Antônio vestido de Papai Noel com menino Jesus
 - Foto: Rafael Feliciano
Os fieis aproveitam o momento para tocarem na
 imagem de Jesus. -  Foto: Caroline Freitas

       


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário