domingo, 28 de dezembro de 2014

Celebração da Sagrada Família - Capela Divino Espírito Santo


4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da  sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida, a caridade feita a teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados.” (Eclo 3, 4-7. 14-16)

Não podemos falar do nascimento de Jesus sem mencionar a importância da família para a igreja e para a sociedade civil.

Na celebração sobre a Sagrada Família presidia por Pe. Manoel Gouvea na Capela do Divino Espírito Santo, usando a leitura do Livro do Eclesiástico, possamos meditar sobre a palavra e refletir sobre os nossos atos de como conviver em família.

“Se as pessoas tivessem consciência que Jesus está presente no seu pai, na sua mãe, nos seus filhos, como o mundo seria diferente...

Às vezes, magoamos ou humilhamos nosso pai, nossa mãe, nosso irmão e não temos coragem, temos vergonha de pedir perdão. Os filhos devem ser submissos e respeitar aos pais. Amamos tanto as pessoas que são da rua (aqueles que não convivem conosco), e em nossa família somos frios, fechados, tristes, desanimados.

Isso acontece em casas de pessoas que dizem ser cristãos. Isso não pode continuar acontecendo, que isso não volte acontecer jamais.

Vamos suportar uns aos outros, suportando não no mau sentido da palavra, mas, que possamos sustentar uns aos outros, não deixando que o outro caia ou desanime, não permita que destruam seu casamento, sustente sua família no amor, lute por sua família.

Nós passamos por situações boas e ruins em nossa família, a família também é boa quando passam por momentos ruins, sendo unida para superar as dificuldades. Se nossa família reza, se nossa família de fato ama, e esta fazendo a vontade de Deus. Que a Sagrada Família abençoe nossas famílias. Amém!”

“Que a família comece e termine sabendo onde vai
Que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!                                                                                             Abençoa, Senhor, a minha também!” (Oração pelas famílias – Pe. Zezinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário