terça-feira, 3 de outubro de 2017

Festividade de Santa Teresinha do Menino Jesus

Padre Fabiano Motta celebrando missa solene
na festividade de Santa Teresinha do Menino Jesus

A comunidade do bairro Recanto dos Artistas organizou a festividade de Santa Teresinha do Menino Jesus realizando novena com a presença de diversos padres e no dia da padroeira a missa solene foi celebrada pelo pároco Padre Fabiano Motta, ao final as rosas foram distribuídas e abençoadas. 

Os fiéis participaram ainda de um delicioso almoço no salão da capela.


Dia 1º de Outubro, celebra-se a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões e doutora da igreja. Abaixo um pequeno texto sobre a sua história.


"Santa Teresa viveu somente 24 anos. Mas, deixou um grande legado de amor para a Igreja, o qual se tornou muito conhecido com o passar do tempo.

Nasceu em uma família modesta e temente a Deus, que teve como frutos oito filhos antes da caçula Teresa. Quatro deles, porém morreram ainda novos, restando em vida Maria, Paulina, Leônia e Celina. 

Teresinha entrou para o Mosteiro das Carmelitas em Lisieux aos 15 anos de idade, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Entregou-se com inteira decisão e consciência à tarefa de ser santa. Sem perder o ânimo, diante da aparente impossibilidade de alcançar os pontos mais elevados da renúncia de si mesma, costumava repetir: “Deus não inspira desejos impossíveis. Não tenho que me fazer mais do que sou, mas sim me aceitar tal como sou, com todas minhas imperfeições”.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

Teresinha tinha um profundo desejo em seu coração de ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Queria ser tudo, até que descobriu sua vocação: “No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor”.

Santa Teresa morreu de tuberculose, em 30 de setembro de 1897, dizendo suas últimas palavras: “Oh!… amo-O. Deus meu,… amo-Vos!”.

Um ano depois de sua morte, a partir de seus escritos, foi publicado o livro “História de uma alma”, que conquistou o mundo porque deu a conhecer o muito que esta religiosa tinha amado Jesus.

Foi beatificada em 1923 e canonizada em 1925, pelo Papa Pio XI, que a declarou “Patrona Universal das Missões Católicas”, em 1927." 

(Texto sobre a vida de Santa Teresinha retirado do site: Misericórdia.org.br)
Fotos: Elias Pereira - Pascom Santa Teresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário