sábado, 25 de junho de 2016

Festividade de São João Batista


A Comunidade da Tijuca celebrou nesta sexta-feira, dia 24 de junho o seu padroeiro, São João Batista. 
As celebrações religiosas tiveram início com procissão pelas ruas do bairro, seguida com a Santa Missa presidida pelo pároco, padre Fabiano. Como já é tradição nos últimos anos, a festa teve um contorno familiar, com o aproveitamento do salão onde foi oferecida a cantina com diversas opções de comidas típicas, e espaço para os grupos paroquiais trabalharem a venda de produtos, tais como o já conhecido Bazar da Capela, e a obra do berço. Também houveram atividades para as crianças, como a pescaria e o pula-pula. 


Os preparativos para esta grande festa começaram na segunda-feira, dia 20, com o Terço das Capelas. O Tríduo preparatório, iniciado na terça-feira foi uma oportunidade de a comunidade receber a visita de padres amigos, dentre eles o pároco de São Pedro, Padre Agnaldo Santos, que nesta sexta-feira também se fez presente, para concelebrar a Missa solene. A festa em honra ao padroeiro segue neste sábado e domingo. 

A procissão pelas ruas do bairro da Tijuca aconteceu em clima de tranquilidade. Os fiéis presentes fizeram a reza do Terço Mariano e cantaram hinos, glorificando a Deus e saudando o padroeiro. Durante o trajeto a procissão foi acompanhada por diversas pessoas, que assistiam das janelas dos apartamentos e portões de suas casas. 

Em sua homilia, Padre Fabiano Motta destacou que a figura de São João Batista é tão importante na história da salvação que sua festividade dá-se pelo seu nascimento, assim como ocorre com Nossa Senhora. Esta solenidade é, de certa forma, maior mesmo que a de seu martírio, evento que costumeiramente marca a data festiva de um santo. 

Padre Fabiano assinalou o “espírito profético” característico de grandes homens da história bíblica, dentre eles o profeta Elias, que assim como João Batista teria feito parte enquanto percursor da vinda do Messias. Mas em se tratando de João, as profecias convergiam a ele, como aquele que definitivamente pavimentaria a vinda do Salvador da humanidade. 

Ao exaltar os méritos e as virtudes do santo, o pároco levou a comunidade a refletir sobre a missão de João e a missão de cada um: amar a Jesus de forma a ser uma seta que conduza a ele, e não ter por objetivo conquistar seguidores. Destacou que durante a procissão percebia nas pessoas que acompanhavam a procissão de suas janelas e pelo comércio da cidade uma ocasião propícia de que cada cristão avalie se não estão ali, também, pessoas sedentas de conhecer o amor de Deus. Então, assim como João, devemos ser pessoas que, através da amizade e perseverança, conquistemos as pessoas para Deus, dando bons conselhos, oferecendo bons exemplos e indicando sempre o Senhor como motivo de nossa alegria. 

Após a Missa foi seguida a festividade da comunidade no Salão da Capela, com a cantina e música ao vivo, que ficou por conta do cantor local Spencer, que pelo quinto ano seguido prestigia a comunidade com boa música. A festa em honra a São João Batista segue até domingo, dia 26, e segue a tradição recente, de receber muitos visitantes, para uma diversão sadia e em família.

Texto e fotos: Pascom Decanato - Eustáquio Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário