quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Abertura da Porta Santa na Matriz de Santa Teresa - “Porta de Misericórdia”





















Na tarde deste domingo, 13 de Dezembro os fiéis seguiram em procissão em dois grandes grupos sendo: Um grupo saindo da Capela de São João Batista no bairro da Tijuca e o outro grupo saindo do Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara – Pedrão no bairro da Várzea em direção a praça da Matriz de Santa Teresa D`Avila no Centro de Teresópolis.

Na praça foi celebrada a santa missa pelo 3º Domingo do Advento celebrada pelo Monsenhor Paulo Daher. Estavam presentes também: O pároco da igreja de Santa Teresa Padre Fabiano Motta, o Representante do Decano Padre Jorge Luiz, os Vigários da paróquia Padre André Asthine e Padre Dault Cordeiro e Padre Luis Maria da Arca de Maria entre outros padres das diversas paróquias da cidade, ministros e coroinhas.
Após a celebração da santa missa, Monsenhor Paulo Daher, os demais padres e os fiéis se dirigiram para abrir a porta da misericórdia, gesto que foi realizado no dia 08 de Dezembro pelo Papa Francisco.

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, extraordinário, pois o jubileu acontece a cada 25 anos. O jubileu, desde o Antigo Testamento (Lv 25,8), é um momento de festa, graça e perdão. Um momento em que recordamos e agradecemos a Deus os benefícios recebidos e os partilhamos com os irmãos. No Antigo Testamento, durante o ano jubilar, perdoavam-se as dívidas, libertavam-se os escravos e a terra descansava. Era um ano de nova vida para que todos e também, para nós, católicos. Para o próximo ano, a Igreja nos propõe um convite à conversão, aprofundando nossa relação com Deus e com o irmão. Abre-nos uma Porta Santa como símbolo de um caminho sempre novo que podemos percorrer para nossa salvação.

Essas portas estarão abertas em todos os lugares do mundo. Em Petrópolis na Cadetral, em Teresópolis na Igreja de Santa Teresa, em Corrêas no Santuário de N.Sra.  do Amor Divino, Em Magé no Poço Bento e em Paraíba do Sul no Santuário de Bom Jesus de Matozinhos.






















A peregrinação nos servirá de estimulo a conversão, pois, ao atravessarmos a Porta Santa, receberemos o abraço misericordioso de Deus e nos comprometeremos a sermos misericordiosos com os outros como o pai é conosco.



Por: PASCOM Santa Teresa (Brisa/ Rafael/ Elias/ Daniela/ Caroline/ Ana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário