quinta-feira, 25 de junho de 2015

“São João Batista – Ele deu o testemunho da luz e preparou o povo disposto para acolher o Senhor.”


Da homilia de Monsenhor Antônio Carlos Motta na missa celebrada em honra a São João Batista, na capela da Tijuca em 24 de junho de 2015.


"A igreja na sua liturgia comemora não apenas o dia em que São João Batista foi para o céu, mas comemora também o dia em que ele foi para a terra, de todos os Santos.

Comemora-se o dia da morte dos santos porque eles vão para junto de Deus participar da glória celeste. E São João Batista comemora além do seu martírio, se comemora hoje, o seu nascimento.

E a data de hoje tem a ver com o natal, porque se calcula conforme o Evangelho de São Lucas que Izabel já estava grávida de seis meses quando Maria ficou grávida de Jesus e então após o nascimento de João Batista passaram mais alguns meses necessários e então nasceu Jesus.

Deus tinha um plano de enviar seu filho ao mundo como salvador, Deus envia João Batista primeiro ao mundo, o precursor, aquele que vai abrir o caminho para que Jesus pudesse ser recebido pelo povo de Israel. 



São João Batista vem com a missão de marcar o antigo testamento e a abertura do novo testamento, ele faz parte do antigo testamento por ele ainda ser um profeta, mas ele já faz parte do novo testamento porque ele já mostra o cumprimento das profecias através de Jesus Cristo presente quando ele batiza e se revela o mistério da Santíssima Trindade.

Devemos seguir o exemplo de São João Batista que dizia ser apenas uma voz “-Eu sou apenas aquele que mostra o caminho, Jesus é a palavra, o verbo encarnado, é a luz eu aponto o caminho a Jesus.”

E quando os discípulos de São João Batista deixaram de seguir a ele e passaram a seguir Jesus, alguns falaram com São João, - “Ta vendo o Senhor foi elogiar o outro agora ta indo todo mundo lá pra ele.” E São João disse a ele: -“Então minha missão está cumprida.”

É preciso que Jesus apareça e cresça e que eu diminua.

Se nós aprendêssemos com São João Batista este exemplo, não haveria tanta confusão na igreja, nas famílias, na cidade. Devemos ficar felizes ao ver os outros realizando seus objetivos, sendo querido, sendo amado e assim não haveria espaço para o ciúme, a inveja e aquele sentimento de ficar triste porque o outro está sendo elevado, está sendo engrandecido.

A humildade é uma das grandes virtudes deixada por São João Batista que nós precisamos cultivar porque a mania de querer ser melhor que os outros não é o estilo Cristão de viver é o estilo da sociedade pagã e por isso temos que estar muito atentos para que não nos deixemos levar por este comportamento negativo que atinge muita gente.

Sejamos humildes e que Jesus apareça e que eu diminua. "



Ao final da santa missa, os jovens e crianças da catequese fizeram uma linda mensagem de despedida para o Monsenhor Antônio Carlos Motta que a partir do dia 12 de Julho estará sendo apresentado como novo pároco da igreja de São Judas Tadeus no bairro de Agriões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário