segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Em Missa neste Domingo, dia da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o Vigário Paroquial, Padre Manoel Gouvêa traçou aspectos históricos da devoção à Santa Mãe de Deus, bem como a realidade de sua intercessão junto à Trindade Santa, e de como o fiel Católico deve manter-se convicto desta realidade, amando-a, respeitando-a e reconhecendo que ela faz parte importante na Economia da Salvação, bem como na condução do Povo de Deus à obediência da fé, em Jesus. 

Leia abaixo trechos da homilia do Padre Manoel.

Texto e fotos: Daniela Maia/Pascom Santa Teresa


A Igreja sempre acreditou e nós podemos comprovar isso nas obras dos escritores eclesiásticos dos quatro primeiros séculos. A Igreja sempre acreditou que Maria foi elevada de corpo e alma ao mais alto dos céus, mas nunca teve uma necessidade, uma obrigação de oficializar a coisa, vamos dizer assim, até que 64 anos atrás o Papa Pio XII, no ano de 1950 declarava como verdade, um dogma de fé que Maria Santissima, em Previsão dos méritos de Cristo, foi Elevada ao mais alto dos céus de corpo e alma após terminar a sua vida nesse mundo. 

Diferentemente a Ascenção de Jesus, que é Jesus subindo com o próprio poder que tem por que Ele é Deus, celebramos a ASSUNÇÃO de Maria, ou seja alguém que é elevado com a ajuda de uma outra pessoa, porque Nossa Senhora não é Deus, Nossa Senhora é Nossa Intercessora, a Nossa Mãe e Ela foi elevada pelo próprio Deus para estar lá de corpo e alma para interceder por nós e para ser também, vamos dizer assim, a primeira da fila, porque, assim como aconteceu com a Santa Virgem Mãe de Deus, acontecerá também conosco.   

Olhamos para o que aconteceu com a Virgem Maria e nos espelhamos nela,  Ela é o ícone escatólogico da Igreja, ou seja, o que aconteceu com ela, no final dos tempos também acontecerá com cada um de nós. Ela foi a Primeira e por isso devemos olhar para Maria, pedir Sua intercessão e claro imitar a sua vida, imitar a sua constância na fé , imitar a obediência na fé que Ela mesma viveu.

Pena que nem todos entendem que Nossa Senhora não quer ocupar o lugar de Deus dentro do nosso coração, Nossa Senhora não quer ser o foco, não quer ser o objetivo da nossa procura, muito pelo contrario, Ela quer nos tomar pela mão e nos levar em direção a Jesus, Ela quer nos tomar pela mão e nos dizer " Meu filho, pode contar Comigo, Eu vou te levar até o Meu Amado Filho Jesus".  Esse é o papel de Nossa Senhora, essa é sua missão, essa é a alegria da Santa Mãe de Deus em nos levar para o seu filho Jesus.    

Ela disse não para o pecado, porque eu não posso dizer também? Ela conseguiu entrar no céu, por que também eu não posso?" Essa deve ser a nossa exclamação, a nossa reflexão, como é que está portanto o nosso seguimento e a nossa devoção para com a Santa Mãe de Deus?  Será que nós falamos com Nossa Senhora todos os dias? Será que nós rezamos o nosso Terço? E o que Nossa Senhora disse lá em Fátima a quase cem anos atrás? "Rezem o terço todos os dias!” Será que nós rezamos? Será que nós temos provas de amor para com a Santa mãe de Deus?  O amor não vive só de palavras, vive de gestos concretos. Qual é o nosso amor? O nosso gesto concreto para com Nossa Senhora? Para com filhos amados que olham Nela o seu grande modelo de fé e de piedade.

Nossa Senhora também nos visita hoje, Ela nos visita assim como ela foi até a casa de Zacarias e Isabel, Ela traz Jesus consigo, e a exclamação de Isabel, deveria também ser a exclamação de todos nós.  Como eu posso merecer que a Mãe do Meu Senhor venha me visitar?  Como eu posso merecer que Nossa Senhora me ame tanto?  Apesar de muitas vezes eu me esquecer dela, Como é que Nossa Senhora pode realmente visitar a minha casa se eu nem consagro a minha vida a ela?  Como é que a Santa Mãe de Deus pode ter tanto amor por mim se muitas vezes eu sou um filho tão ingrato? 

   Então que nós possamos cada vez mais amar a Santa Mãe de Deus como Jesus amou com tanto carinho, como Deus Pai a quis com tanto carinho e como o Espirito Santo que nela fecundou Jesus Cristo, portanto ela é o ser humano mais perfeito e mais intimo da Santissima Trindade, por isso nós devemos nos apegar a ela e ter um amor filial, um amor perpétuo, um amor sublime para com a Santa mãe de Deus  e Ela sabe muito bem o lugar Dela, como Ela mesma disse: "A minha alma engrandece ao Senhor, o Meu espirito se Alegra em Deus Meu Salvador", por isso alegremo-nos, porque não somos órfãos de mãe e nem de pai. Então contemos com a sua intercessão, com o Seu amor, com o seu carinho, e nós mesmo tenhamos um amor  filial, tão grande para com ela e que nós de fato sejamos merecedores das Promessas de Cristo!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário